Onze semanas na terra do Robin Hood

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A partir de uma biblioteca em espiral

Com Agosto a chegar ao fim estou a começar a entrar em pânico com a tese/relatório de estágio, depois de não lhes pegar durante quase dois meses. Esta semana decidi voltar à carga e olhar a besta de frente. A ideia é voltar para Portugal com pelo menos uma das coisas praticamente terminada, para poder dedicar o mês de Outubro à outra. Por agora estou a pegar no relatório de estágio, porque está mais atrasado e não consigo estimar quanto tempo ainda tenho que lhe dedicar (spoiler alert: é de certeza mais tempo do que o que eu acho).

Como resolução para conseguir voltar a trabalhar nas coisas da faculdade, e considerando que em casa só me apetece vestir o pijama e ver séries na cama, decidi explorar sítios para trabalhar depois do trabalho. No Jubilee Campus, onde trabalho, existem duas bibliotecas: a Business Library e Djanogly Learning Resource Centre. Pelo que percebi no campus principal existem mais seis. Tenciono ficar pelas bibliotecas ao pé de casa.

Hoje saí do trabalho, fui buscar o meu portátil a casa e vim directamente para o Djanogly Learning Resource Centre. Já tinha visto este edifício de fora várias vezes e ficado impressionada. O edifício tem uma forma estranha (como vários outros edifícios deste campus) e fica em frente a um dos lagos. Por dentro consegue ser ainda mais estranho! Neste momento estou no topo do Djanogly e não subi escadas: a biblioteca é uma espiral. No centro estão os livros e junto das janelas as mesas de trabalho. Nunca tinha visto nada do género.

Tenho pena de não ter trazido a máquina fotográfica. Fiquem com umas fotografias sacadas do Google e umas fotos manhosas da minha vista neste momento tiradas com a webcam. Como é óbvio, pela qualidade não dá para perceber como deve ser, mas a vista é fantástica! É reminescente à biblioteca da Gulbenkian...mas melhor! E aqui também tenho direito a patos e galeirões!



O reflexo do ecrã do computador é só para dar aquele toque pessoal. 
Acho que eu e esta biblioteca ainda vamos ser muito amigas nas próximas semanas. A parte chata é que supostamente podia usar as duas bibliotecas do Jubilee Campus com o meu cartão mas parece que não me deram acesso a nenhuma. Vou enviar um e-mail ao gabinete de segurança que fica no outro campus mas o mais provável é ter que ir lá pessoalmente. Por hoje fiz um choradinho e o segurança deixou-me entrar.

Em relação a outras coisas, vamos por pontos que entretanto estou para aqui a "perder" tempo em vez de escrever o raio do relatório:

1. Segunda foi feriado. Não fiz nada para além de me arrastar de pijama pela casa e tentar avançar alguma coisa no relatório.

2. As minhas colegas de casa já foram todas embora. Neste momento só ficou a Preeti, que vai embora amanhã. Acho que vou mesmo ficar sozinha por um bocado porque o ano lectivo só começa dia 22 de Setembro e duvido que alguém venha para cá com tanta antecedência.

3. Não sei o que é que se passa com as aranhas em Nottingham. Nunca vi uma terra com tantas aranhas. Estão em todo o lado. Aliás, neste exacto momento olho para a janela da biblioteca e consigo ver pelo menos dez. Não me tinha incomodado muito, apesar de me ter intrigado bastante, mas ao que parece tenho montes de ovos na porta de entrada da minha residência...que fica mesmo ao lado da minha janela. Há uma semana que não abro a janela do quarto e acho que esta semana vou ao escritório da minha residência perguntar se podem fazer alguma coisa sobre isso porque no momento em que aqueles ovos todos eclodirem temo uma infestão de aranhas. Não quero nada uma infestação de aranhas.

4. Ontem fui até ao campus principal participar num estudo e ganhei 10 pounds. Confesso que fui menos pelo dinheiro e mais porque estava curiosa sobre como conduziam estudos presenciais na Faculdade de Psicologia da Universidade de Nottingham. Estava à espera de melhores condições do que na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Não estava à espera que a sala de computadores onde participei no estudo tivesse mais de dez iMac só para recolher dados no Qualtrics. Pois...

Uma selfie que acabei de tirar na biblioteca com os £10 que recebi ontem.
5. "Já" tenho 176 participantes no meu estudo. Parece que afinal a Caroline está a apontar para os 1000. E eu que já achava os 800 megalómanos. Conclusão: os meus próximos dias vão ser continuar a enviar e-mails que nem uma maníaca. O ponto positivo é que tenho recebido muitas respostas automáticas de "Out of Office" porque as pessoas estão de férias mas parece que começam a voltar ao trabalho entre amanhã e o fim da próxima semana. Se tudo correr bem a amostra vai aumentar muito mais rápido! Acho que nunca na minha vida estive tão desejosa de chegar à análise estatística.

6. Hoje tivemos uma reunião do C-Tech, para falar sobre o "rescaldo" do Advisory Panel e o que andava a ser feito entretanto. Como nem todos conseguiram estar presentes fizemos teleconferência a usar um conference phone. Não sabia que havia pessoas que ainda usavam outra coisa que não fosse o Skype, Hangout e coisas do género; achei imensa piada. No final da reunião eu, a Caroline a Alexa falámos um bocado do estudo que estou a decorrer e a Alexa perguntou-me quando acabava o meu estágio e o que estava a pensar fazer a seguir. Não sei se fui eu que entendi mal (a conversa não estava a ser muito directa) mas tenho quase a certeza que a Alexa sugeriu ser a minha orientadora de doutoramento. Começou a falar dos programas de doutoramento na Horizon/Faculdade de Psicologia de Nottingham e depois disse algo nas linhas de "if you are interested I am currently looking for PhD students to explore some ideas that I have about (...)" e depois começou a explicar duas linhas de investigação que gostava de seguir. O estranho foi que não me perguntou directamente se estaria interessada, simplesmente ficou a falar sobre o programa de doutoramento, das bolsas que existem aqui e dos doutorandos que já orientou. Fazer o doutoramento aqui deve ser espectacular, por todas as condições que oferece, pelo modo como está organizado, pelo tipo de investigação que fazem e tudo mais. Sem dúvida que em Portugal o doutoramento não oferece nem metade das condições e oportunidades que oferecem muitos dos programas de doutoramento no estrangeiro, mas neste momento não me imagino mesmo nada a fazer um doutoramento numa universidade estrangeira em que tenha que estar baseada noutro país (o doutoramento aqui inclui um estágio full-time e não permite trabalhar a partir de outro país). Ainda nem sequer estou convencida se quero fazer doutoramento, de todo, mas a grande parte das pessoas com quem falo na área acabam por perguntar se vou fazer doutoramento (por mais que uma vez as perguntas até foram mais directas do tipo "Onde vais fazer doutoramento?" ou "Já tens projecto de doutoramento?"). Resta saber se estas conversas surgem simplesmente porque é o curso comum, e acaba por ser uma realidade implícita na minha área que as pessoas não questionam, ou se o doutoramento é realmente uma mais valia no mercado de trabalho. É acabar o mestrado e depois logo pensar no que vem a seguir!

Sem comentários:

Enviar um comentário