Onze semanas na terra do Robin Hood

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

109 out of 800 - Um post aborrecido porque a Cata pediu

A minha irmã Catarina refilou que eu andava a escrever pouco no blog, que é a leitura dela para quando o Gonçalo acorda de madrugada. Disse-lhe que as únicas coisas que tinha para contar tinham a ver com o trabalho e que como isso era aborrecido para quem lê não as escrevia. Ela exigiu mais publicações na mesma, mesmo que sejam sobre questionários, emails e papelada. Por isso aqui estou eu!

Na terça-feira o questionário para o estudo do meu projecto ficou (FINALMENTE) pronto a ser divulgado. Ainda assim, a Caroline disse para eu enviar primeiro a toda a gente da Horizon, como teste piloto, para ver se estava tudo bem. Apesar de não haver problema nenhum com o questionário, ainda bem que o fizemos, porque achavamos que o questionário demorava no máximo 20 minutos a completar (eu tinha demorado 10 e a Caroline 15) mas afinal houve gente na Horizon a demorar 40 minutos! Acabámos por fazer umas pequenas modificações para algumas perguntas passarem a ser in between subjects (por exemplo em vez de duas pessoas terem de responder a dois blocos de questões, passam só a ter que responder a um cada uma) o que reduziu um bocadinho o tamanho.

Ontem e hoje passei o dia inteiro a enviar e-mails para recrutar voluntários. Basicamente fiz uma spreadsheet no Excel com centenas de contactos (que já tinha passado dias e dias a googlar). Para cada departamento/faculdade/grupo de investigação/escritório/etc de cada Universidade (até agora todas as Universidades em East Midlands e Manchester) tenho o contacto de uma pessoa a quem pedir para reencaminhar o nosso "anúncio" a todo o staff. A parte que dá mais trabalho é que não basta pegar no e-mail que tenho escrito e reencaminhar para todos os contactos. Tenho que personalizar cada e-mail que envio com o nome da pessoa a quem me estou a dirigir e o nome do departamento/faculdade/grupo de investigação/escritório/etc. Parecendo que não isto ainda é coisa para demorar quando queremos enviar centenas de emails. Ontem e hoje já contactei 200 pessoas e enviei mais de 300 e-mails, contando com os e-mails a agradecer, responder a esclarecimentos e tudo isso. Ainda vou passar pelo menos mais três dias de trabalho nisto, a tentar recolher participantes suficientes.

Até agora tenho 109 respostas! Por um lado é óptimo, já é uma amostra considerável, especialmente tendo em conta que recolhi estas respostas em dois dias. Por outro lado, é pouqíssimo tendo em conta a quantidade de pessoas a quem já foi reencaminhado o meu "anúncio". Ainda assim, estavamos à espera que só 5 a 8% das pessoas respondessem ao questionário por isso estou num bom caminho!

Daqui aos 800 participantes é um pulinho!



Sem comentários:

Enviar um comentário